domingo, 28 de agosto de 2022

A educação precisa de gestão!


 

A educação precisa de gestão!

Marcelo Etcheverria

Mestre em História pela UFRGS.

 

“A educação é uma luz que clareia o entendimento e espanta os demônios da ignorância”.

Carla da Cunha.

 

        Entra ano e sai ano e é sempre o mesmo papo, o mesmo texto, as mesmas queixas. A que me refiro? Falo da questão do professor e da sua atualização para enfrentar os novos desafios. E o que acontece? Nada! Ou, sendo muito generoso, alguma coisa muda. Mas e a gestão? Já adianto o teor do meu texto: gestão dá indigestão.

        Como admitir que uma quadra de esportes fique sem luz por mais dois meses? Como aceitar que o teu local de trabalho não seja limpo pelo menos uma vez por semana. Palestras, cursos, reuniões são mera maquiagem para a triste realidade da educação. Essas palestras e cursos são, na verdade o descaso e tem por finalidade gastar uma verba que é mandada e precisa ser gasta. E já explico as razões.

        Alguém tem que ser o culpado pelo péssimo desempenho no educar. E toca curso nos professores! Eu pergunto: mas e os recursos? Os meios? Onde estão os gestores? Eles são exemplos? Como são escolhidos? O que fazem do seu tempo no trabalho? Sei que alguns tomam cafezinho e viajam para tirar fotos de suas “conquistas”. E gastar verba por gastar? Benza deus!

        E no meio desse descontrole legalizado, os que mais perdem são os professores e, principalmente os alunos, que merecem um ensino de qualidade. Professores porque não enxergam nos seus gestores a capacidade de mudança e de um futuro melhor para a sua profissão. Os alunos porque não tem na escola o mínimo de recurso para que os professores apliquem aquilo que estudam e debatem nos cursos. Finalizo pedindo luz e mais luz para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário